A 24 de Outubro de 1980 foi constituída a Associação de Ténis de Lisboa, a primeira Associação de Ténis Regional de Portugal, com o objectivo de apoiar a Federação Portuguesa de Ténis na organização e realização das competições nacionais e torneios locais e de promover a prática da modalidade de ténis a nível regional.
Contribuíram para esse momento, o Club Internacional de Foot-ball (CIF), Ténis Clube de Portugal, Clube de Ténis do Jamor, Clube Escola de Ténis de Oeiras, Desportivo Alberto Coronel e Sprill Clube. Foram ainda clubes aderentes o Lisbon Sports Club, Sport Lisboa e Benfica e Grupo Desportivo do Banco do Fomento Nacional.
Em Dezembro do mesmo ano, foi realizada nas instalações do CIF, em Lisboa, a primeira Assembleia Geral com vista à eleição da Direção da ATL, tendo então tomado posse, como Presidente da Direcção, o Eng.º Gomes da Costa e como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, o Dr. Niny dos Santos.
A ATL começou por instalar-se no Arco do Cego, mas em 1983 mudou a sua sede para as instalações municipais de ténis de Monsanto – projeto da autoria do arquiteto Keil do Amaral – onde mantém ainda hoje a sua sede.
As instalações municipais apenas dispunham então de um campo de terra batida e de três campos de piso rápido. Em 2001 a Associação de Ténis de Lisboa iniciou uma profunda renovação das instalações municipais do Parque de Monsanto, por forma a dotá-las de melhores condições para a prática da modalidade de ténis. Atualmente, as instalações municipais contam com doze campos, sendo sete de terra batida e cinco de piso rápido, dos quais onze são iluminados e dois são cobertos.
A viver há mais de 40 anos nas Instalações de Ténis de Monsanto, a ATL, através de um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, chamou a si a gestão total do espaço e criou o Centro de Ténis de Monsanto – CTM, que acolhe a comunidade para prática de ténis, através da organização da escola e do aluguer de campos, bem como da organização de provas e eventos.
Desde que foi constituída, a Associação de Ténis de Lisboa tem vindo a laborar continuamente com vista promover, na sua área de jurisdição, a modalidade desportiva que é o ténis, e modalidades afins, apoiando os clubes, e atletas da modalidade, cujo número, desde então, têm vindo a crescer. Actualmente, a Associação de Ténis de Lisboa conta com 63 clubes inscritos e mais de 5000 atletas.
Nos primeiros anos de atividade, a ATL implementou o Projecto de Realização Desportiva, baseado nos calendários nacionais e regionais. Mais tarde esta iniciativa seria complementada com a organização dos campeonatos de sub-10, sub12, sub-14, sub-16, sub-18, seniores, veteranos de todos os escalões (30, 40, 45, 50, 55, 60, 65 e 70 anos) masculinos e femininos, individuais e por equipas, bem como pela criação de seleções e pelo acompanhamento, com selecionadores, de atletas dos clubes de Lisboa em provas nacionais e internacionais.
Refira-se também o investimento realizado pela ATL na área do Fomento, que permite fazer a ligação com o desporto escolar e de bairro, divulgando o ténis e aumentando significativamente a base de recrutamento de novos tenistas (desde 2000) ou ainda a criação do sistema de certificação de clubes que visa promover a excelência e elevados padrões de qualidade na modalidade (desde 2015).
E, se as responsabilidades a nível da organização, de formação e desportivas do ténis regional são obvias, as responsabilidades de nível social da ATL são um complemento de grande importância que se reflete no desenvolvimento físico e orgânico de milhares de pessoas, no desenvolvimento psíquico de menos habilitados, de pessoas com deficiências diversas, de pessoas com necessidades educativas especiais, e de pessoas em regime de limitação de liberdade.
Para o futuro, ao nível da competição, a ATL continuará a organizar os campeonatos regionais dos diferentes escalões de idades e género, no que se incluem provas mistas, bem como competições para crianças designadas por minitours e interescolas de adultos e de juvenis e ainda provas inter-asssociações, no grupo juvenil.
O trabalho efectuado junto das Seleções Regionais Juvenis é uma das grandes apostas da ATL, no apoio aos jovens atletas dos nossos clubes, criando-lhes desafios e novas oportunidades.